MENU

Congresso da UNE em Belo Horizonte

Ato Minas pelas Diretas Já terá dezenas artistas do Estado na Praça da Estação; dez mil estudantes de todos os 27 estados decidem a nova presidência e rumos da UNE

Publicado: 14 Junho, 2017 - 10h36

Escrito por: UNE

O maior encontro estudantil da América Latina começa nesta quarta-feira (14) em Belo Horizonte, o 55º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). A entidade, que completa 80 anos em 2017, prevê um de seus maiores congressos e participação recorde. São esperados dez mil jovens, de todos os 27 estados e do exterior, em uma extensa programação que segue até o dia 18. Ao fim do Congresso, os estudantes definirão os rumos do movimento estudantil no próximo período, assim como a nova presidência e diretoria da entidade.

O Congresso envolve mais de 50 debates e mais de 100 debatedores da política e de outras áreas ligadas à juventude. Entre eles estão o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), a deputada estadual pelo Rio Grande do Sul Manuela D’avila (PCdoB), o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT),o deputado federal do Rio de Janeiro Chico Alencar (Psol), a senadora Gleisi Hoffman (PT-PR), o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) Guilherme Boulos e o senador pelo Rio de Janeiro Lindbergh Farias (PT-RJ).

Clique aqui para ver a programação completa

MINAS PELAS DIRETAS JÁ

Assim como aconteceu recentemente no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Porto Alegre, o Congresso da UNE promoverá, junto à Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo, um grande ato popular de artistas pelas Diretas Já no Brasil. O evento acontece nesta sexta-feira (16), na Praça da Estação com a participação de nomes como Samuel Rosa, Fernanda Takai, Flávio Renegado, Chico Amaral, Aline Calixto, Dudu Nicácio, Marina Machado, Pereira da Viola, Sérgio Pererê e Afonsinho. 

ESTREIA DO FILME PRAIA DO FLAMENGO 132

O Congresso da UNE começa às 19h da quarta com a exibição gratuita do filme Praia do Flamengo 132, no Cine Belas Artes. O evento é aberto ao público da cidade e os ingressos serão distribuídos a partir das 18h na portaria do cinema. A estréia nacional do documentário apresenta a história do endereço da lendária sede da UNE no Rio de Janeiro, demolida pela ditadura, a partir de seus diversos personagens ao longo de oito décadas. O filme traz depoimentos de personagens da política como José Serra e Aldo Rebelo (ex-presidentes da UNE) e da cultura, como Ferreira Gullar, Milton Gonçalves e Carlos Lyra (participantes do Centro Popular de Cultura-CPC da UNE na década de 1960).

SOBRE O CONGRESSO DA UNE

O Congresso é um momento caloroso de debate, integração e disputa política entre jovens de todas correntes de pensamento, movimentos e causas do Brasil. Participam da UNE estudantes da esquerda à direita, militantes da política ou da cultura, ativistas ou empreendedores, a juventude do campo e da periferia, movimentos religiosos ou feministas, negras e negros, indígenas e LGBT. A programação inclui passeata, shows e atos políticos.

No total, são mais de 50 debates com centenas de convidados entre autoridades, artistas, intelectuais, representantes dos movimentos sociais e de diversas organizações. Na pauta, temas como a situação política e econômica do país, democracia, direitos humanos, comunicação e meio-ambiente. Ao final do Congresso, os estudantes definirão os rumos da UNE e do movimento estudantil pelos próximos anos, além de votar e eleger a próxima diretoria e presidência.

INSCRIÇÕES - A inscrição está aberta para qualquer estudante pelo site http://inscricao.une.org.br e dará direito à participação em todas as atividades do 55º Congresso da UNE, como debates, palestras, oficinas, atos políticos, grupos de discussão e intervenções culturais. O inscrito também tem direito ao alojamento, além da alimentação (café, almoço e jantar de quinta a sábado e café e almoço no domingo) e ao translado interno de ônibus entre o alojamento e o local onde ocorrerão as atividades.

O MOVIMENTO ESTUDANTIL EM BH - Em 1966, após o golpe civil-militar que instaurou a ditadura no país e o incêndio da sede da UNE no Rio de Janeiro, os estudantes realizaram um congresso clandestino em Belo Horizonte. O encontro foi realizado de forma completamente escondida nos porões da igreja São Francisco de Chagas, no bairro Carlos Prates. Já em 1977, após a UNE ser extinta pelo governo e na década de maior violência e repressão do regime, os estudantes mineiros enfrentaram os militares com a organização do III Encontro Nacional de Estudantes (ENE). O objetivo era reconstruir a UNE na Faculdade de Medicina da UFMG, mas o movimento foi cercado e centenas de jovens presos. Em 1999, o 46º Congresso da UNE recebeu a visita do líder cubano Fidel Castro, que proferiu discurso histórico para os estudantes no ginásio do Mineirinho.

SERVIÇO

O que? 55º CONGRESSO DA UNE

Quando? 14 a 18 de junho de 2017

Onde? Campus Pampulha da UFMG, Mineirinho e centro de Belo Horizonte

Inscrições abertas pelo site: http://inscricao.une.org.br/

Outras informações: www.une.org.br

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

(31) 3653.9103 / [email protected]/* */

Nacional - Rafael Minoro - (11) 9 86142689

Belo Horizonte - Artênius Daniel - (31) 9 93871105 / Patrícia Aranha - (31) 9 99521074 / Mateus Marotta - (31) 9 93652007