MENU

Copasa assume postura ditatorial para enfiar acordo goela abaixo da categoria

Publicado: 31 Outubro, 2025 - 08h40

Escrito por: Sindágua

notice

A Copasa enviou ao SINDÁGUA, na última segunda-feira, 27 de outubro, ofícios assinados na sexta, 24, em que apresentou suas contrapropostas para o Acordo Coletivo de Trabalho 2025 para a própria empresa e a Copanor. De imediato, a Copasa cometeu um absurdo autoritário, informando que deveria ser realizada reunião dois dias depois, em 29 de outubro, para “HOMOLOGAÇÃO FINAL” do Acordo Coletivo, ou seja, dando prazo de dois dias para o Sindicato realizar assembleias com os trabalhadores em todo o Estado.

Diante da impossibilidade de convocar, organizar e realizar assembleias em toda a base em tempo tão escasso, o Sindicato solicitou à Copasa prazo até 15 de novembro, para que todas as cláusulas das propostas sejam analisadas, sobretudo com pareceres jurídicos. A empresa, então, confirmou a prorrogação do prazo, necessária para tentarmos uma evolução no acordo e eventual deliberação dos trabalhadores.

O Sindicato, no entanto, já deixou claro que rejeita veementemente a tentativa da empresa de anexar na eventual aprovação do acordo um “ADITIVO” para implantar “jornada especial de compensação em turnos fixos, nos regimes de escalas 2×2 e 3×3, sem discussão objetiva com trabalhadores de uma lista extensa de atividades, que seriam vorazmente prejudicados em seus direitos, com imposição de jornada não prevista em lei e que poderia ser implementada mediante acordo coletivo.

A Copasa não espere do Sindicato a mesma prática de traição aos direitos dos trabalhadores, como fazem os deputados contra o povo de Minas para atender a PRIVATARIA do quase no fim governador Romeu Zema. Não vamos dar quitação a um enorme passivo trabalhista que a empresa tem com os trabalhadores, além de jogá-los em uma jornada desumana e ilegal.

O Sindicato realizará assembleias descentralizadas em todo o Estado no próximo dia 3 de novembro, presencial, e no dia 4, presencial até as 14 horas e votação online a partir das 14 horas a quem não participou das presenciais, para os trabalhadores deliberarem sobre a contraproposta de Acordo Coletivo para a Copasa e a Copanor.

PRINCIPAIS PONTOS PROPOSTOS PELOS PATRÕES

A empresa repete as propostas anunciadas anteriormente, com reajuste salarial e dos benefícios pelo INPC integral acumulado em 12 meses na data-base; lanche padrão de R$ 104,60 aplicado no cartão alimentação; repetindo também as demais proposições, como o reajuste da CESTA DE NATAL pelo “dobro do INPC”.

A novidade inaceitável ficou por conta da variedade de atividades em que a empresa pretende implantar escalas de 2 por 2 e 3 por 3 em jornada de compensação em turnos fixos.

ASSEMBLEIA GERAL

Dia 3 de novembro: Presencial em todo o Estado

Dia 4 de novembro: Presencial até as 14 horas; No pátio da Regional, às 13 horas;