CUT convoca Dia Estadual de Luta pela Soberania
Durante plenária com grande participação de sindicatos, movimentos sociais e culturais, foi definida a realização de um ato na ALMG nesta quarta-feira (8/10)
Publicado: 08 Outubro, 2025 - 10h37 | Última modificação: 08 Outubro, 2025 - 10h56
Escrito por: Robson Silva

Ontem, terça-feira (7), a Central Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Minas Gerais (CUT-MG) realizou uma grande plenária em defesa das estatais mineiras e aprovou o Dia Estadual de Luta pela Soberania.
Mais de 200 militantes, representando sindicatos, movimentos sociais e culturais, se reuniram na sede da CUT Minas para construir um plano unificado de lutas contra a PEC do Cala a Boca e contra as privatizações propostas pelo governo Zema.
Zema quer entregar o patrimônio do povo mineiro!
Seu plano é vender empresas públicas como Copasa, Cemig, UEMG e outras estatais para beneficiar amigos empresários, em prejuízo direto à população. É a entrega de um patrimônio imenso, construído com o suor do povo, para a iniciativa privada — um verdadeiro ataque à soberania e ao futuro de Minas Gerais! Mas o povo mineiro já deu o recado: não aceitaremos a entrega do que é nosso!
As estatais são do povo, e a luta em defesa delas é uma luta por emprego, direitos, energia pública e água como bem essencial — e não como mercadoria.
Todos os sindicatos e militantes estão convocados para para OCUPARMOS a ALMG e barrarmos este retrocesso orquestrado pelo governador Romeu Zema HOJE!
O ato será nesta quarta-feira (8/10), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Contamos com sua presença!