MENU

CUT/MG lança revista que retrata o desmonte do Estado pelo governo Zema

Publicação, uma produção conjunta de movimentos sociais, sindicais e parlamentares, foi lançada na abertura do 12º Congresso do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) 

Publicado: 30 Janeiro, 2023 - 08h46 | Última modificação: 01 Fevereiro, 2023 - 12h15

Escrito por: Sind-UTE/MG | Editado por: Rogério Hilário

Nádia Nicolau/ Sind-UTE/MG
notice

Durante o 12º Congresso do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), no domingo, 29 de janeiro, foi feito o lançamento da Revista da CUT/MG, Raio X do governo Zema: os números falam a verdade. Governo (in)diferente, estado (in)eficiente!

O presidente da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), Jairo Nogueira, destacou que foi uma produção conjunta dos movimentos sociais, sindicais e parlamentares com o objetivo de mostrar, de maneira técnica e embasada nos números, como o governo Zema é de fato danoso ao povo e uma falácia de boa gestão.

Essa revista também traz para o debate uma projeção do que o povo mineiro pode esperar para o próximo quadriênio (2023/2027) e as lutas que precisam ser feitas para enfrentar esse governo que tenta impor a Minas Gerais uma política de redução da participação do Estado, com cortes em investimentos na prestação de serviços essenciais.

A publicação contém informes importantes das relações, no mínimo, duvidosas de Romeu Zema com as mineradoras, apesar da ação predatória destas empresas, que traz devastação ao meio ambiente e risco de vida à população que vive ao redor e que causou destruição e centenas de mortes com o rompimento das barragens em Mariana e Brumadinho.

O presidente da CUT/MG diz que Zema quer estabelecer sua política de redução da participação do Estado, com cortes em investimentos na prestação de serviços essenciais. E, ao mesmo tempo, favorecer seus parceiros, os empresários, com a entrega do patrimônio público”.

Jairo Nogueira lembra que o governador se disfarça de gestor confiável com sua fala mansa, sotaque e expressão de matuto do interior, e usa de muita demagogia – por exemplo, pagar aluguel e não morar no Palácio das Mangabeiras - para enganar a população mineira. “Apresentamos fatos, números e denúncias de especialistas e representantes dos movimentos sindical e sociais que comprovam a política de Estado mínimo instaurada em Minas Gerais."

Nádia Nicolau/Sind-UTE/MGNádia Nicolau/Sind-UTE/MG

Jairo Nogueira, presidente da CUT/MG, e Denise de Paula Romano, coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, na abertura do 12º Congresso, em Contagem

Nádia Nicolau - Sind-UTE/MGNádia Nicolau - Sind-UTE/MG

Nádia Nicolau/Sind-UTE/MGNádia Nicolau/Sind-UTE/MG