CUT/MG parabeniza trabalhadoras e trabalhadores do Hospital Regional João Penido
Categoria que derrotou no MP projeto de Romeu Zema, com a suspensão do processo de seleção para gestão do hospital, após denúncia da deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) do processo de privatização
Publicado: 27 Janeiro, 2022 - 18h03 | Última modificação: 27 Janeiro, 2022 - 18h44
Escrito por: CUT/MG | Editado por: Rogério Hilário
A Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais e toda a sua base no Estado parabenizam trabalhadoras e trabalhadores do Hospital Regional João Penido, de Juiz de Fora, pela vitória na Justiça contra a política do governo de Romeu Zema (Novo) de entrega dos serviços públicos à iniciativa privada. Com mobilizações, ações e a luta da deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT), servidoras e servidores conquistaram que o Ministério Público recomendasse à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) a suspensão de processo de seleção da Organização Social (leia-se iniciativa privada) para gestão do hospital. O MP atendeu a uma denúncia de Beatriz Cerqueira sobre a privatização que o edital da Fundação evidencia.
Servidoras e servidores, assim como seus apoiadores, vêm lutando, juntamente com o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG), com apoio da CUT/MG, para que o hospital continue público e em defesa do Sistema Único de Saúde. Romeu Zema não mede esforços para concretizar sua pauta de desmonte dos serviços públicos de Minas Gerais, e tem ameaçado de forma incessante o SUS, com propostas como a do edital lançado por intermédio da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig).
Trabalhadoras e trabalhadores já demonstraram que há dados comprobatórios de outras experiências de que as gestões com OS só precarizam os serviços e prejudicam o atendimento à população. Enquanto isso, o Estado poderia aumentar as especialidades e leitos, mas há dez anos não há concurso público. Um hospital público gerido por uma Organização Social, ou pela iniciativa privada, não vai atender aos interesses e às necessidades do povo mineiro.
O Hospital Regional João Penido atende hoje 94 municípios da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, em níveis secundário (consultas médicas especializadas) e terciário (internações) de saúde, além da realização de exames específicos. Os serviços são gratuitos, financiados 100% pelo SUS.
Seguiremos juntos na luta em defesa do SUS e pela saúde pública de qualidade e gratuita e contra o projeto de desmonte do Estado de Romeu Zema.
Leia mais: Importante vitória em defesa do SUS