MENU

CUT Minas abraça Ação Humanitária ABFIP/GCA na distribuição de água aos indígenas

Ação, em parceria com o Sindimetro/MG, atende pedido do Instituto Moatem para atendimento às etnias Pataxó e Hã-hã-hãe, em São Joaquim de Bicas, vítimas das chuvas e contaminação do Rio Paraopeba pela Vale

Publicado: 01 Fevereiro, 2022 - 15h41 | Última modificação: 02 Fevereiro, 2022 - 11h30

Escrito por: Rogério Hilário, com informações da ABCIP/GCA, Sindimetro/MG e jornal O Tempo

Rogério Hilário
notice

A Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais abraçou a Ação Humanitária ABFIP/GCA que,  em parceria com o Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos (Sindimetro/MG), realizou, nesta terça-feira, 1º de fevereiro, a doação de 84 fardos, com seis garrafas de 1,5 litro de água cada um, para os indígenas das etnias Pataxó e Hã-hã-hãe, na Aldeia Naô Xohã, em São Joaquim de Bicas/MG. As entidades atenderam ao pedido de envio de água potável feito pela professora Silvana Faria Barbosa, coordenadora do Instituto Moatem.

A água foi distribuída pelo presidente do Sindimetro/MG, Romeu José Machado Neto; Júlio César Mello, do Grupamento Civil Ambiental (GCA); e Ricardo Geovane Coimbra Neto, do Instituto Moatem.

A doação faz parte da Campanha CUT Minas Solidariedade de Classe, que vem sendo realizada desde o dia 29 de dezembro de 2021 para atender vítimas de alagamentos, enchentes e desabamentos causados pelas chuvas, tragédias e calamidades que poderiam ser evitadas com projetos e políticas públicas que garantiriam segurança às populações, ribeirinhas ou moradoras e moradores de áreas de risco e de encostas.

No dia 9 de janeiro deste ano, devido às fortes chuvas, o Rio Paraopeba, contaminado com metais pesados em decorrência do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, em janeiro de 2019, transbordou e inundou a Aldeia Naô Xohã. Animais morreram, casas e plantações foram destruídas, assim como a paz e os sonhos dos indígenas.

 

Campanha CUT Minas de Solidariedade às Vítimas das Chuvas continua

A CUT Minas agradece a todos - militantes, trabalhadores, movimentos sociais, parlamentares e sindicatos CUTistas - que contribuíram para a nossa Campanha de Solidariedade, em apoio aos atingidos e atingidas pelas chuvas em Minas.

A partir dessa demonstração de solidariedade de classe, arrecadamos e distribuímos cestas básicas, kits de limpeza e higiene pessoal, além de água potável para aqueles que mais precisam nesse momento tão difícil.

A nossa campanha continua! Faça sua doação:

✔️ PIX: CNPJ - 65.139.743/0001-92
✔️ Transferência bancária: Banco CEF (104); Agência 0086; Operação 003; Conta Corrente: 502471-8

#Solidariedade #Chuvas #MG
#SolidariedadeDeClasse
#CUT #CUTMinasSolidária
#SOSMinasGerais

Instagram: https://bit.ly/3IWDbY4
Facebook: https://fb.watch/aVh5ZF1c1J/