MENU

CUT Minas acompanha greve dos Garis de BH

Publicado: 21 Janeiro, 2026 - 12h44 | Última modificação: 22 Janeiro, 2026 - 15h56

Escrito por: CUT Minas

CUT Minas
notice

A CUT Minas se solidariza com as trabalhadoras e os trabalhadores da Conservação e Limpeza de Belo Horizonte, que garantem diariamente, em grande parte em jornadas noturnas, o atendimento a centenas de bairros da capital. A coleta de lixo é um serviço essencial, indispensável para a saúde pública e o funcionamento da cidade. Por isso, é inaceitável que a categoria tenha seus direitos desrespeitados.

A CUT Minas cobra providências imediatas para a regularização dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores, condição necessária para o pleno restabelecimento do serviço à população.

O presidente da CUT Minas, Jairo Nascimento, esteve desde o início da manhã desta quarta-feira (21/1), na porta da empresa Sistemma Serviços Urbanos, apoiando e fortalecendo a mobilização dos garis, que estão de greve desde o dia 19 de janeiro e lutam por melhores condições de trabalho, pela regularização do pagamento do FGTS e a concessão de convênio médico.

Jairo acompanhou a assembleia da categoria com o Sindeac e esteve acompanhado do deputado federal Rogério Correia e do Sindicato dos Rodoviários, que representam os motoristas.

"Foi retirada uma comissão de seis trabalhadores para a acompanhar a audiência no Ministério Público do Trabalho. A proposta é que seja assinado um documento pela empresa com as reivindicações dos trabalhadores e a garantia de que não haverá retaliação nem demissão em massa, além da negociação dos dias parados", disse Jairo.

A audiência no MPT será realizada na tarde de hoje, às 15h. A CUT Minas seguirá apoiando os garis de BH em suas reivindicações por melhores condições de trabalho e vai informar sobre os desdobramentos da greve.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por CUT Minas (@cutminas)

Vitória dos trabalhadores

Após três dias de greve, os garis decidiram pelo fim da paralisação e o retorno imediato ao trabalho, depois da audiência no Ministério Público do Trabalho e o compromisso firmado pela empresa de atender às reivindicações da categoria.

Agora é hora de acompanhar de perto o cumprimento do acordo e dos termos do contrato com a Prefeitura, que vinham sendo desrespeitados.

Seguiremos vigilantes para garantir que os direitos dos trabalhadores sejam, de fato, cumpridos!

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por CUT Minas (@cutminas)