CUT Minas realiza 16ª Plenária Estatutária entre os dias 29 e 31 de agosto
Sindicatos cutistas irão debater, através de seus delegados e delegadas, as estratégias de luta de trabalhadores e trabalhadoras
Publicado: 25 Agosto, 2025 - 20h41 | Última modificação: 26 Agosto, 2025 - 20h12
Escrito por: Fernando Dutra

A 16ª Plenária Estatutária da CUT Minas será realizada entre sexta-feira (29/8) e domingo (31/8), reunindo lideranças sindicais cutistas que definirão as estratégias e os planos de lutas para enfrentar os ataques à soberania nacional e trabalhadores e trabalhadoras mineiros.
Com o tema 'resistir, lutar, avançar! Novos desafios!' a plenária vai homenagear o sindicalista Celso Amarante de Sousa (Celsinho).
Para a secretária-geral e coordenadora da 16° Plenária Estatutária da CUT-MG, Lourdes Aparecida de Jesus, o momento é ideal para definir as estratégias de lutas dos sindicatos cutistas, diante dos ataques da extrema direita aos trabalhadores e trabalhadoras e à soberania nacional. "Para nós, do movimento sindical cutista, é uma plenária que vem num momento muito importante. Estamos numa conjuntura cada vez mais adversa, com ataques da extrema direita em todos os momentos. Então, realizar o debate e atualizar as nossas estratégias e o nosso plano de lutas é fundamental para continuarmos o enfrentamento contra os ataques a nossa democracia e a soberania do nosso país".
A atual conjuntura nacional e internacional traz enormes desafios com grande impacto para os trabalhadores de Minas Gerais. Se no país enfrentamos a luta contra a escala 6x1 e cobrança de impostos injustas, em que os ricos pagam pouco e os pobres pagam muito, no âmbito externo o país sofre com a ameaça de taxas abusivas por parte do governo dos Estados Unidos, colocando em risco o emprego dos trabalhadores mineiros.
Serão aproximadamente 200 delegados e delegadas cutistas que definirão a organização e luta dos trabalhadores e trabalhadoras, atualizando os debates e convergindo nas estratégias de luta. A abertura da plenária será na sede da CUT Minas, na sexta-feira, enquanto os debates de sábado e domingo ocorrem na sede do Sindipetro MG.
Diante desse cenário, a 16ª Plenária da CUT Minas reafirma a importância da organização sindical e da mobilização social como instrumentos fundamentais na defesa dos direitos trabalhistas, da democracia e da soberania nacional.
Cronograma:
29 de agosto (CUT Minas)
17h às 20h: Mesa de abertura
30 de agosto (Sindipetro)
8h: Regimento interno, análise de conjuntura, novas formas de organização do trabalho e mobilização nas redes.
13h: Trabalhos em grupo e plenárias deliberativas.
19h20: Confraternização.
31 de agosto (Sindipetro)
9h: Plenárias deliberativas, eleição de delegados e moções
14h30: Encerramento
Ver essa foto no Instagram