CUT vai realizar o Primeiro de Maio Solidário - Em Defesa de Emprego e Renda

Publicado: 28 Abril, 2020 - 16h52 | Última modificação: 29 Abril, 2020 - 17h18

Escrito por: CUT/MG

A Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), Frente Brasil Popular e movimentos sociais e toda a base CUTista vão realizar o 1º de Maio Solidário neste ano. Em respeito às restrições recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), bem como para preservar as vidas de todas as pessoas, face à necessidade isolamento para a evitar a disseminação do Coronavírus, que provocou a morte de milhões de pessoas no mundo interior e milhares no Brasil, a CUT Nacional e as CUTs estaduais realizarão ações  no dia, em que estarão incluídos vídeos de artistas, lideranças políticas e ações de solidariedade.

Em Minas Gerais, estão previstas ações de solidariedade na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), com a participação efetiva de sindicatos CUTistas, em parceria com movimentos sociais, associações de bairro e outras entidades do campo democrático e popular.

Ações já confirmadas:

- Venda Nova: 200 cestas básicas + 200 refeições para população de rua (marmitex)
- Pedreira Prado Lopes: 200 cestas básicas + 50 vale gás de cozinha

#Defendemos o isolamento social como a melhor forma de combater a pandemia do Coronavírus.

#É preciso que os governos forneçam condições de garantir o isolamento social com dignidade, garantindo renda, emprego e comida na mesa das pessoas mais impactadas pela crise atual.

#Na ausência da ação correta e eficaz dos governos, nós - sindicatos e movimentos sociais - entendemos que precisamos nos unir como classe trabalhadora e tentar ajudar aqueles que mais precisam nesse momento.

Transmissão da live

“Saúde, emprego e renda. Em defesa da Democracia. Um novo mundo é possível”. Esta é a pauta que a CUT, demais centrais e as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo apresentarão no Dia Internacional do Trabalhador que, pela primeira vez será por meio da Internet. Não haverá rua, mas terá live com apresentações artísticas e mensagens dos representantes da classe trabalhadora e das instituições democráticas.

Este também será um 1º de Maio Solidário, doações para os mais vulneráveis serão estimuladas e coletadas durante a transmissão da mobilização pelo dia do trabalhador e posteriormente entregues a quem precisa pelos sindicalistas e representantes das frentes. E você pode fazer tudo isso sem sair de casa, se protegendo contra o novo coronavírus (Covid-19).

A partir das 11h30 desta sexta-feira (1º), trabalhadores de qualquer parte do País poderão assistir à live nacional organizada de forma unitária pelas Centrais Sindicais - CUT, Força, UGT, CSB, CTB, CGTB, NCST, Intersindical, A Publica -, com o apoio das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

Basta clicar no link do evento e participar da mobilização dos trabalhadores: https://www.facebook.com/events/3020319574748780/

Aqui você também assistirá apresentações de artistas como Chico César, Zélia Duncan, Otto, Preta Ferreira, Dexter, Delacruz, Odair José, Leci Brandão, Aíla, Preta Rara, Mistura Popular, Taciana Barros, Francis Hime e Olivia Hime.

Nesta quinta-feira (30), será divulgada a grade completa, todas as informações técnicas, além de detalhes da campanha de solidariedade.

A CUT Minas vai transmitir a live nacional das centrais na sua página do Facebook, conforme horários e artistas citados nessa matéria.

Anote aí: https://www.facebook.com/events/223178632289917/