DEMOCRACIA, TRABALHO E LUTA – RECONSTRUIR O BRASIL, RESISTIR EM MINAS GERAIS.

CUT/MG realiza o 14º Cecut, de 18 a 20 agosto, no Sesc Venda Nova

Publicado: 17 Agosto, 2023 - 11h21

Escrito por: Rogério Hilário | Editado por: Rogério Hilário

A Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG) realiza desta sexta-feira, 18 de agosto, a domingo (20), o 14º Congresso Estadual (Cecut/MG), no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. A gestão 2019-2023, tendo Jairo Nogueira Filho como presidente, que já assumiu na nova sede da entidade, adquirida juntamente com o caminhão de som próprio pela direção de Beatriz Cerqueira, atualmente deputada estadual em seu segundo mandato, vai prestar contas de sua atuação nos enfrentamentos dos últimos quatro anos, construir um plano de lutas para o próximo período, eleger a nova diretoria e delegadas e delegados para o Congresso Nacional da CUT (Concut), que acontece no ano em que a maior central sindical da América Latina completa 40 anos.

O 14º Cecut da CUT/MG homenageia, em sua logomarca, Andréa Hermógenes Martins, secretária de Organização e Política Sindical, falecida em 2022, e José Alves Pereira, ex-secretário de Comunicação, que nos deixou neste ano. Também receberão homenagens os ex-presidentes que contribuíram para o protagonismo da Central no Estado.

As lutas da gestão da CUT/MG que se encerra exigiram resistência e união contra desafios que começaram com era da barbárie do governo Jair Bolsonaro, continuidade da gestão golpista de Michel Temer refletida à perfeição no Estado ainda no primeiro mandato de Romeu Zema. E, em meio a tantas mazelas, houve o epicentro da pandemia de Covid-19. Uma crise sanitária que como consequência do projeto de morte instalado no país, ceifou mais de 700 mil vidas. E, dentro dela, a CUT/MG e sua base contribuíram para ações de solidariedade, que amenizaram o sofrimento de milhares em Belo Horizonte e no Estado.

Os enfrentamentos à necropolítica implantada pela extrema direita, sequência do golpe de 2016 que retirou, arbitrariamente e sem quaisquer deslizes de seu governo, do cargo a primeira mulher eleita à Presidência, Dilma Rousseff, e levou à prisão, sem provas, Luiz Inácio Lula da Silva, foram vários. E a nova sede abrigou atividades, ações, articulações, mobilizações e serviu de base para reuniões, seminários, plenárias e debates que potencializaram a resistência e contribuíram para a unidade dos movimentos sindical, sociais e populares em Minas Gerais, em todas as áreas.

Não se pode deixar de lembrar o papel da Central nas disputas eleitorais municipal e estadual, os dirigentes que se elegeram por seu histórico no campo democrático progressista e na vitória sobre o neofascismo na eleição de Lula.

Nestes 40 anos da CUT, um marco do sindicalismo latino-americano e mundial, deixamos nossos compromissos claros no lema nos lemas do 14º Cecut: DEMOCRACIA, TRABALHO E LUTA – RECONSTRUIR O BRASIL, RESISTIR EM MINAS GERAIS.

PROGRAMAÇÃO:

• 18/08/2023 – SEXTA-FEIRA

• 14 horas às 21 horas – Credenciamento de Delegados(as)
  • 18 horas: ABERTURA OFICIAL:
  • Mesa de abertura:

- Coordenação Estadual do 14º CECUT MG e convidados.

- 40 anos da CUT

- Homenageados do 14º CECUT MG

• APRESENTAÇÃO CULTURAL

Bloco Sou Vermelho