MENU

Dia D do 29º Grito dos Excluídos e Excluídas dá o recado: “Minas não está à venda”

Resistência, luta e cultura para devolver Minas Gerais ao povo mineiro. Mobilização aconteceu o dia inteiro na Praça Sete, Região Central de Belo Horizonte

Publicado: 10 Julho, 2023 - 11h27 | Última modificação: 10 Julho, 2023 - 13h39

Escrito por: Rogério Hilário, com informações da organização do 29º Grito dos Excluídos e Excluídas | Editado por: Rogério Hilário

Rogério Hilário
notice

“Minas não está à venda.” Esta mensagem, que sintetiza uma das principais lutas da 29ª edição do Grito dos Excluídas e Excluídas em Belo Horizonte – “Fora, desgoverno Zema” -, foi apresentada à população durante toda a última sexta-feira, dia 7 de julho, na Praça Sete, e endereçada diretamente ao governador. Organizadores e apoiadores também convidaram para a atividade que historicamente acontece no dia 7 de setembro, data da Independência do Brasil. Neste ano com o tradicional lema “Vida em primeiro lugar”, acrescido de “Você tem fome e sede de quê”.

Do Dia D do 29º Grito dos Excluídos e Excluídas foi viabilizado com o apoio da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG), Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Belo Horizonte (Sindibel) e Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região, e contou com a participação do Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos (Sindimetro/MG), Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria Energética de Minas Gerais (Sindieletro/MG, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais (SJPMG), Coletivo Alvorada, do Movimento Negro Unificado (MNU), do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), do Bloco Sou Vermelho, das bordadeiras do Ponto de Lutas, dos mandatos do vereador Bruno Pedralva, dos deputados federais Dandara Tonantzin, Ana Pimentel, Rogério Correia e Patrus Ananias, e das deputadas estaduais estadual Beatriz Cerqueira e Macaé Evaristo, entre outros apoiadores.

Durante a atividade, foram distribuídos milhares de panfletos e boletins pela redução da taxa de juros e, também, houve protestos contra a venda do Metrô de Belo Horizonte e o aumento do valor da passagem, que subiu para R$ 5,30 e, pela primeira vez em 30 anos, é superior ao preço cobrado aos usuários no transporte coletivo por ônibus. Além disso, a enfermagem se fez presente para cobrar o pagamento pelo governo de Romeu Zema do piso nacional. E houve a denúncia de projeto aprovado na Câmara Municipal que permite o recolhimento de pertences de moradores em situação de rua. Transeuntes, que circularam pela Praça Sete, também fizeram falas e o Bloco Sou Vermelho encerrou o ato apresentando várias músicas.

Outras atividades de organização do 29º Grito dos Excluídos e Excluídas, que tradicionalmente acontece no dia 7 de setembro, estão programadas, entre elas um seminário no dia 5 de agosto, das 14 às 17h30, no Salão da Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Pobres, rua Além Paraíba, 180, no bairro Lagoinha.

Zema mente, descaradamente. E engana o povo mineiro

Em quatro anos de governo, Romeu Zema só beneficiou amigos, partidários e a si próprio com

- Zema aumentou seu salário em 298% e de secretários em  247% e,  ao mesmo tempo, não recompõe o vencimento dos servidores/as e se recusa a pagar o piso da Educação.

- Vai gastar R$ 41 milhões com uma estrada em Araxá para ligar a seu rancho em SP.

- Zema aumentou seu salário em 298% e de secretários em  247% e,  ao mesmo tempo, não - Zema vai gastar 41 milhões de recursos públicos, com uma estrada que liga Araxá até seu sítio em São Paulo.

- Zema é amigo das Mineradoras que destroem a Serra do Curral e o Meio Ambiente em MG.

- Zema dá desconto milionário de IPVA para a frota de locadoras, que pagam apenas 1% e beneficia a Localiza, cujos sócios financiaram sua campanha eleitoral, enquanto o povo paga 4% - é de Mattar!!!

- Zema e Bolsonaro venderam, a preço de banana o Metrô de BH e a passagem que era 1,80 em 2020,  agora foi para 5,30 reais.

- Transformou a Cemig em cabide de emprego de correligionários ligados ao partido Novo.

- Zema vendeu a mina de Nióbio (metal precioso e raro) de MG, e quer entregar a Cemig, a Copasa, a Gasmig, e a Codemig. É Minas à venda, é o Liquida Zema!

Outra pauta do ato e do 29º Grito dos Excluídas e Excluídos 2023 é:

Por redução da taxa de juros! Fora, Campos Neto do Banco Central. Ninguém aguenta mais  os juros altos praticados no Brasil, a maior  taxa do mundo. O presidente do Banco Central foi empossado por Bolsonaro para proteger banqueiros.