Dia Nacional de Luta cobra proposta decente dos bancos com ato e paralisações em BH

Publicado: 20 Agosto, 2024 - 14h02 | Última modificação: 20 Agosto, 2024 - 14h55

Escrito por: Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região | Editado por: Rogério Hilário

Sindicato dos Bancários de BH e Região

Em mais um Dia Nacional de Luta, o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região promoveu ato, nesta segunda-feira, 19 de agosto, em frente à agência Século da Caixa, na Região Central da capital mineira, além de paralisar as atividades de agências dos principais bancos até o meio-dia. Nesta terça-feira (20), o Comando Nacional dos Bancários volta a se reunir com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e cobra proposta decente, com valorização da categoria.

“Até agora, os bancos demonstraram pouca disposição em discutir um reajuste digno para bancárias e bancários, além de negar que as metas estejam adoecendo os trabalhadores. A Fenaban precisa respeitar a categoria na mesa de negociação e apresentar uma proposta digna, pois os bancos têm plenas condições de oferecer mais a quem é responsável por seus lucros bilionários”, destacou Ramon Peres, presidente do Sindicato.

Além da negociação com a Fenaban, nesta terça-feira, bancárias e bancários voltam às mesas específicas com o Banco do Brasil e a Caixa nesta semana, em 22 de agosto. Também nestas negociações, os sindicatos esperam que sejam apresentadas respostas às reivindicações que já foram entregues aos bancos há mais de dois meses.

“Para pressionar os bancos, contamos com a mobilização de todas e todos, não apenas nos atos e paralisações, mas também nas redes sociais. Usando a hashtag #JuntosPorValorização, vamos denunciar o descaso dos bancos e exigir avanços em nossa Convenção Coletiva de Trabalho”, reforçou Ramon Peres.

As principais reivindicações para remuneração da categoria para 2024 são:

- Reajuste salarial que corresponda à reposição pelo INPC acumulado entre setembro de 2023 e agosto de 2024, acrescido do aumento real de 5%.

- Melhoria nos percentuais da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

-  Melhorias nas demais verbas, incluindo vales alimentação e refeição, auxílio creche e auxílio babá.