Dirigentes CUTistas fazem curso com o tema Organização da Rede de Formação
Cursistas são certificados por participação no 4° módulo do curso de Formação de Formadores realizado na Escola Sindical 7 de Outubro
Publicado: 18 Setembro, 2018 - 11h28 | Última modificação: 18 Setembro, 2018 - 11h41
Escrito por: Emanoel Sobrinho, educador da Escola Sindical 7 de Outubro
Mais de 20 dirigentes sindicais participaram do 4º módulo do Curso de Formação de Formadores da CUT, entre os dias 12 e 14 de setembro, na Escola Sindical 7 de Outubro, no Barreiro, em Belo Horizonte/MG. Com o tema Organização da Rede de Formação da CUT, nesse módulo formativo foram certificados dirigentes cursistas e aqueles e aquelas que já atuam como formadores militantes.
O curso de Formação de Formadores integra o Plano Nacional de Formação de Dirigentes da CUT, coordenado pela Secretaria Nacional de Formação. Trata-se do programa de formação estratégico para o fortalecimento do projeto sindical da Central, tendo em vista o princípio metodológico de que a formação sindical é indelegável.
A certificação ocorreu na noite do dia 13 de setembro, com a participação institucional de Lucimar Martins, coordenadora da Fetraf/CUT-MG e secretária da Mulher Trabalhadora da CUT/MG; Roselady Gomes, dirigente da Secretaria de Formação do Sindisep-MG; Israel Arimar, presidente do Sindibel. A mesa de certificação foi coordenada por Adilson Pereira dos Santos, metalúrgico e coordenador geral da Escola Sindical 7 de Outubro.
Para Adilson dos Santos, a Escola Sindical tem dado continuidade a sua missão de formar os dirigentes e militantes comprometidos com o fortalecimento do sindicalismo da CUT num contexto muito desafiador da luta de classes no Brasil. Adilson parabenizou os dirigentes sindicais que concluíram o processo formativo e agradeceu aos dirigentes sindicais que atuaram como formadores militantes. Na prática, a rede de formação está se consolidando, a partir da solidariedade e compromisso militante, enfatizou Adilson.
Roselady Gomes destacou a importância da formação para o desenvolvimento pessoal e coletivo dos trabalhadores e se sentiu honrada em estar participando da certificação dos cursistas da Formação de Formadores. Roselady participou da turma de Formação de Formadores do primeiro semestre de 2017.
Para Israel Arimar, a Escola Sindical é a casa do Sindibel, onde se busca conhecimentos para fortalecer a luta sindical dos trabalhadores, visando a construção de um sindicalismo democrático, plural e combativo. Israel parabenizou a Escola Sindical e os participantes pela realização do Curso de Formação de Formadores.
Lucimar Martins ressaltou o papel da formação sindical para organizar a defesa dos direitos dos trabalhadores do campo e das cidades num contexto de forte criminalização dos movimentos sociais. Ela reconheceu contribuição do curso de Formação de Formadores, desenvolvido pela Escola Sindical, para sua atuação como coordenadora geral da Fetraf-Minas Gerais e formadora militante dos movimentos populares e da Central Única dos Trabalhadores.
Foram certificados 21 dirigentes sindicais, sendo que 15 dirigentes sindicais por terem participado das etapas do Curso de Formação de Formadores (2018), e outros 6 dirigentes por terem atuado como formadores militantes nessas etapas. A certificação é nacionalmente articulada pela Secretaria Nacional de Formação da CUT
Foram cerificados os/as dirigentes sindicais: Rafael Cecílio – Sindecon (CUT-MG); Andréa Hermógenes, Bruno Pedralva, Ilda Alexandrino e Plínio Gomes - Sindibel (CUT-MG), Luiz Rodrigues - Sindmetal BH/Contagem (FEM-MG/CUT/CNM); Sânia Barcelos Reis – Sindsep -MG (Condsef/CUT); Rondynele Dutra - Metasita (FEM-MG/CUT/CNM); Gilberto Silva, Sirlene Moura Silva, Maria das Dores e Sebatiana de Almeida - SINTMCELF (FETAM-MG/Confetam/CUT); Carlos Miguel Couto, Célio Barros e Fernanda Maia - Sinter-MG (Faser/CUT).
Para Fernanda Maia, representante sindical do Sinter-MG de Januária e participante do curso, a formação e prática devem andar juntas: “a formação sindical começa aqui, com esse curso para renovação do conhecimento, mas o principal objetivo é a prática, lutando, debatendo, buscando saídas para os problemas que enfrentamentos”. (cf. em http://sinter-mg.org.br/orgao/dirigentes-do-sinter-mg-sao-certificados-como-formadores-sindicais/)
Contribuíram como formadores militantes nas etapas da Formação de Formadores: Aparecida Viana (Sindibel), Gilmar de Souza Pinto (Sindieletro-MG e secretário de formação da CUT/MG), Janya Costa (Sinter-MG), Lucimar Martins (Fetraf/CUT-MG), Rogério Mamão (Sindsep-MG) e Osvair Diniz (Stim Juiz de Fora). Elas e eles participaram da turma de Formação de Formadores no primeiro semestre de 2017.
A proposta da Escola Sindical é formar um banco de dados dos formadores militantes para que as secretarias de formação da CUT Minas e da CUT Brasil possam acionar essa rede de militantes, visando potencializar a formação sindical com base na solidariedade classista dos trabalhadores. Segundo Adilson, agora o desafio será concluir a Formação de Formadores da CUT Espírito Santo e garantir maior envolvimento da CUT Rio de Janeiro com a Rede de Formação, coordenada pela Escola Sindical.
Para Adilson Pereira, essa militância terá papel fundamental nas etapas da 4ª Conferência Nacional de Formação, prevista para começar nos sindicatos e até a realização da etapa nacional em maio de 2019, em Minas Gerais.