Enfermagem realiza ato em Brasília pela aprovação do PL 2564
Categoria e apoiadores se unem na Praça das Bandeiras na luta pelo piso salarial nacional vinculado a uma carga horária de 30 horas
Publicado: 05 Agosto, 2021 - 17h54 | Última modificação: 05 Agosto, 2021 - 18h20
Escrito por: Rogério Hilário, com informações da FNE
Entidades que representam, lutam pelas conquistas e pelos direitos de profissionais da enfermagem brasileira realizaram, na tarde desta quinta-feira, 5 de agosto, de Ato do Dia Nacional da Saúde, em Brasília. A manifestação, que contou com apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), outras centrais, sindicatos e federações teve como tema “Valorizar a Vida é Valorizar o SUS” e como objetivo chamar a atenção dos brasileiros e dos parlamentares para a aprovação do Projeto de Lei (PL) 2564/2020, que institui o piso salarial nacional da enfermagem vinculado a uma carga horária de 30 horas semanais para a categoria. O PL foi debatido em audiência pública na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP ) da Câmara dos Deputados.
O ato aconteceu na Praça das Bandeiras, na Esplanada dos Ministérios, com a participação de trabalhadores, dirigentes e parlamentares. Entre as entidades sindicais, estavam dirigentes e militantes do Sindicato dos Enfermeiros de Minas Gerais (SEMG), do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Belo Horizonte (Sindibel) e do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes).
O dia 5 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia Nacional da Saúde por ser a data de nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz, um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias da peste, febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século XX. A data foi instituída em 1967 e além de ser uma homenagem e promoção de reflexão acerca do modelo de cuidado em saúde, é um chamado à ampla mobilização em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).