Escola 7 de Outubro promove curso Formação de Formadoras e Formadores

Sindicalistas de Minas, Espírito Santo e Rio de Janeiro participam da atividade do projeto de Fortalecimento da Organização Sindical, parceria com a Secretaria Nacional de Formação, na sede da CUT/MG

Publicado: 26 Agosto, 2024 - 12h37 | Última modificação: 26 Agosto, 2024 - 20h04

Escrito por: Rogério Hilário | Editado por: Rogério Hilário

Rogério Hilário

A Escola Sindical 7 de Outubro realizou de sexta-feira a domingo (23 a 25 de agosto), em parceria com a Secretaria Nacional de Formação da CUT Brasil, o curso de Formação de Formadoras e Formadores, na sede da Central Única de Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG). A atividade, que contou com a participação de lideranças e militantes sindicais de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, teve como educadores Jairo Dutra e Marciana Ferreira. O curso deu início ao projeto de Fortalecimento da Organização Sindical.

A Escola Sindical 7 de Outubro atualmente é coordenada por Marcelle Amador Dias, professora de História e também coordenadora do Departamento de Comunicação e Cultura do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG).

A mesa de abertura foi composta por Marcelle Amador Dias; Jairo Nogueira Filho, presidente da CUT/MG); Clemilda Cortes Pereira, presidenta da CUT/ES; e Elizabeth Guastini, secretária de Formação da CUT/RJ. As três centrais estaduais compõem a Escola 7 de Outubro.

“Agradeço por terem vindo neste momento em que a Escola 7 de Outubro, cujo nome é uma homenagem aos trabalhadores da Usiminas massacrados (oito mortos e 79 feridos) em Ipatinga, em 1963, às vésperas da Ditadura Militar, está completando 37 anos. Desde 27 de abril, a Associação Mundo do Trabalho, que é parceira, cuida da estrutura física da Escola 7, que sofreu, recentemente, depredação e está fechada, por enquanto.  Atualmente, a Escola funciona da sede da CUT Minas. Buscamos recursos para reformas as instalações e, esperamos, que nosso próximo encontro de formação seja lá”, disse Marcelle Amador Dias.

“Estabelecemos como objetivos capacitar, organizar e reagir. O momento é de suma importância para cada um de nós. E neste curso, vamos buscar o aprimoramento social e o aprimoramento da CUT. E estamos aqui para contribuir com esta construção”, acrescentou a coordenadora da Escola 7 de Outubro.

“A maioria de nós veio da formação. E é difícil largar o movimento sindical. Nos dedicamos de manhã, tarde e noite. Sou eletricista da Cemig, fui coordenador-geral do Sindieletro/MG, duas vezes secretário-geral nas duas gestões de Beatriz Cerqueira na CUT Minas, e estou no segundo mandato como presidente da Central. Esta casa, espaço de muita luta e resistência, é um legado da Beatriz”, afirmou Jairo Nogueira Filho.

“O processo de formação é muito importante, ainda mais neste momento em que estamos neste furacão. Precisamos montar estratégias e esperanças. Crescemos com as adversidades. A Escola 7 de Outubro foi depredada. Foi um baque, mas reforçou o sentimento de pertencimento.  O Ministério Público e entidades se dispuseram a ajudar na recuperação das dependências da escola. Vamos conseguir verbas para reconstruir e dar condições boas às instalações da escola”, disse o presidente da CUT/MG.

“Marcelle, diante das circunstâncias, precisa estar armada de fraternidade, acreditar na construção de estratégias para defender a vida. Coisa que foi destruída pelo genocida que derrotados nas eleições de 2022. Estamos vivos para ajudar na reconstrução do país. Este curso é muito importante. Vocês enfrentaram muitas coisas. Que a gente faça a formação, que é o princípio de tudo, para que as pessoas tenham estratégias para construir caminhos para a classe trabalhadora. E temos que construir juntos. Estaremos juntos com a Escola 7 e para sermos parceiros com a Associação Mundo do Trabalho”, afirmou a presidenta a CUT/ES, Clemilda Cortes Pereira.

Elizabeth Guastini, secretária de Formação da CUT/Rio, também enfatizou a importância do curso. “Temos a oportunidade de nos capacitar para os próximos anos. E vamos, sem dúvida, compartilhar e transmitir os conhecimentos que este curso nos vai proporcionar com companheiras e companheiros dos nossos Estados. E incentivar e promover mais as atividades de formação.”

“O nosso projeto visa fortalecer a formação, para termos mais formadoras e formadores nas nossas sedes. Ramos e sindicatos estarão garantidos em todo o processo. A formação nunca é uma política por si mesma. Ela está inserida em todos os setores do movimento sindical. Está associada em nossas ações e na nossa organização. É o espaço de crescimento. A formação é esperança, é estratégia. Seguiremos sempre juntos na luta e na formação da CUT”, falou, on-line, Rosane Bertotti, secretária Nacional de Formação da CUT.