A Conferência Estadual do Trabalho será realizada no dia 18 de novembro de 2025, no Sesc Paladium, em Belo Horizonte, a partir das 8 horas. É preparatória à II Conferência Nacional do Trabalho – II CNT, que acontecerá em março de 2026 em São Paulo/SP.
A Conferência Estadual é organizada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais – SRTE-MG, com o apoio de uma comissão tripartite formada por representantes da classe patronal, do poder público e dos trabalhadores, por meio das centrais sindicais.
O Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, já confirmou presença no evento. O ministro abordará dois temas:
Transformações do Mundo do Trabalho: Análise das mudanças impulsionadas pelas transições tecnológica, digital, ecológica/ambiental e demográfica.
Políticas Públicas para o Futuro do Trabalho: Discussão de estratégias para a promoção do emprego, trabalho decente e uma transição justa.
Os debates serão aprofundados em quatro subtemas cruciais, que abrangem desde as relações jurídicas e negociação coletiva, até a qualificação profissional, políticas de renda e inclusão produtiva, como o combate ao desemprego e a inovação tecnológica.
De acordo com o superintendente regional do Trabalho, Carlos Calazans, também são esperadas as presenças da ministros dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
A SRTE-MG criou um link para receber as inscrições das lideranças sindicais interessadas em participar do evento. O formulário poderá ser preenchido até o dia 13 de novembro. Se você não conseguir preenchr, não tem problema. É só comparecer no Sesc Paladium e participar.