MENU

Posse política e festiva na nova sede da CUT/MG

Beatriz Cerqueira passa o comando para Jairo Nogueira Filho e recebe como homenagem placa com frases de Paulo Freire

Publicado: 11 Dezembro, 2019 - 17h04 | Última modificação: 16 Dezembro, 2019 - 12h48

Escrito por: Rogério Hilário

Isis Medeiros
notice

Em uma noite tão política quanto festiva, a Diretoria Estadual da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), eleita no 13º Congresso Estadual  (CECUT-MG), realizado entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro no Sesc Ouro Preto, tomou posse na nova sede da Central, na sexta-feira, 13 de dezembro. O eletricitário  Jairo Nogueira Filho assumiu o cargo de presidente, transferido simbolicamente pela hoje deputada estadual Beatriz Cerqueira, presidenta da Central por dois mandatos – dois microfones, usados por ela em sua fala, foram entregues ao novo comandante da CUT Minas na gestão 2019- 2023.

 Beatriz foi homenageada com uma placa com frases de Paulo Freire que enaltecem a educação e o papel da educadora, profissão que a ex-coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), exerceu e seu histórico e decisivo protagonismo como representante das categorias do ensino público, da classe trabalhadora no Estado e de toda a luta pelos movimentos sindical, sociais, estudantis e populares em Minas Gerais e no Brasil. A posse foi coordenada pela secretária-geral recém-eleita, Lourdes Aparecida de Jesus. À cerimônia, bem informal, aconteceu uma confraternização, com muita música.

Beatriz Cerqueira fez questão de saudar a todos os sindicatos, categorias, movimentos sociais, estudantis e populares e lideranças políticas  presentes, ou que foram parceiros em seus sete anos à frente da CUT Minas. E também homenageou dirigentes que deixaram as Diretorias Executiva e Estadual, os funcionários da Central e do Sind-UTE/MG, que muito contribuíram para que administração, gestão e a articulação com todas as entidades, CUTs Regionais e parceiros fossem bem coordenadas durante seus dois mandatos. Ela lembrou as dificuldades e o preconceito que enfrentou por ser a primeira mulher a presidir a Central, em um universo sindical machista, após ser eleita em 2012. Para a deputada estadual, Jairo Nogueira Filho tem um grande desafio e a nova direção não pode falhar: conduzir a classe trabalhadora, mostrar o caminho, manter as lutas nas ruas e derrotar o governo de extrema direita e o projeto neoliberal, tanto em Minas Gerais, quanto no Brasil.

”Não estavam acostumados com uma mulher no comando. Não conversavam comigo. Não me reconheciam. Falavam sempre com o Jairo, mas ele passava tudo para mim. Superamos tudo isso e fizemos muitas lutas. A CUT é um instrumento da classe trabalhadora. Precisamos levar todas as nossas energias para a rua. Agora que deixo a presidência, quero que a CUT nos dirija, para que estejamos sempre fortes no enfrentamento com os governos estadual e federal. A CUT é uma Central que tem uma capilaridade única e pode nos conduzir nas lutas em Minas e em todo o Brasil. E atual diretoria representa, como nunca, a classe trabalhadora. Os sindicatos indicaram os seus melhores quadros”, afirmou Beatriz Cerqueira.

Para a deputada estadual, as lutas em Minas Gerais sempre interferiram na conjuntura nacional, por isso as pautas não podem ser tratadas de forma separada. “Minas Gerais sempre definiu a conjuntura nacional. Que a CUT Minas nos lidere para fazer a luta necessária, com aliança estratégica com os novimentos. Vamos poupar nossa energia para os enfrentamentos. Passo o bastão simbolicamente para o Jairo, simbolizado pelos dois microfones, assim como o caminhão vermelho, adquirido na primeira gestão e fez tantas lutas, e a nova sede. Desejo saúde, coletividade e afeto. Contem conosco, sempre.”

“A Beatriz, nossa eterna presidenta, sempre nos ensina. Não podemos nos esquecer do afeto e do acompanhamento da família, que é muito importante para entender nossa dedicação à luta. Nos aproximamos mais em 2011. Quinze dias antes do CECUT de 2012 a convencemos a ser a candidata à presidência da CUT/MG. E ganhamos um legado estrutural e político. Temos uma articulação política sólida e forte. E uma nova sede. Não sei se consigo igualar a quilometragem de Beatriz, que esteve em todos os cantos do Estado e nas lutas pelo Brasil. Você cresceu junto conosco, mudou. É um exemplo que fica para a nova direção. Vamos derrubar Zema e Bolsonaro e o povo vai ser feliz de novo”, disse Jairo Nogueira Filho.

Clique aqui para ver mais imagens da posse política da nova Diretoria Estadual da CUT/MG