No 7 de setembro, mineiros enchem as ruas de BH em defesa da soberania
31º Grito dos Excluídos(as) teve atos em todo o Brasil e mostrou a força dos trabalhadores e trabalhadoras
Publicado: 08 Setembro, 2025 - 09h15 | Última modificação: 08 Setembro, 2025 - 11h23
Escrito por: Fernando Dutra

Na manhã de domingo (7/9), logo cedo, a Praça Raul Soares, no centro de Belo Horizonte, começou a receber os primeiros manifestantes para o 31º Grito dos Excluídos e Excluídas que teve como lema 'Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia'. O ato teve grande participação de movimentos populares e sociais, centrais sindicais e movimento estudantil.
A defesa da soberania nacional e os gritos contrários à anistia aos golpistas deram o tom dos manifestantes. A defesa do patrimônio público mineiro, contra a privatização da Cemig e da Copasa, também esteve entre as pautas do ato.
A manifestação saiu da Praça Raul Soares e encheu as ruas de BH durante o trajeto até a Praça da Estação, onde o ato se encerrou. No caminho, a Avenida Amazonas ficou tomada de gente, música e bandeiras.

O presidente da CUT Minas, Jairo Nogueira, reforçou a defesa de trabalhadores e trabalhadoras ante os ataques ao emprego no país. “Neste 7 de setembro, simbólico para toda a classe trabalhadora, estamos mostrando nosso apoio ao presidente Lula, para manter a nossa soberania e não se curvar aos desmandos do governo Trump, que ainda tem o apoio dos golpistas. Por isso, estamos na rua, a CUT está na rua, junto com os movimentos sociais, junto com o povo, pela nossa independência e pela nossa soberania”.
O ato em Belo Horizonte reuniu aproximadamente 15 mil pessoas. A urna do plebiscito popular estava aberta para participação, pela redução da jornada sem redução salarial, pelo fim da escala 6x1 e pela isenção de IR até R$ 5 mil e maior taxação sobre os super-ricos.
Atos pelo país
As manifestações em defesa do Brasil e dos brasileiros se espalharam por todo o país. Pelo menos 36 cidades em 23 estados e no Distrito Federal realizaram manifestações com o lema '7 de Setembro do Povo – quem manda no Brasil é o povo brasileiro'.
O verde, o amarelo e o vermelho se espalharam pelo Brasil, enchendo as ruas e mostrando que o povo está unido em defesa da nossa soberania, contra a anistia de golpistas e em favor dos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras.
Veja a galeria de fotos do ato em BH aqui.