Movimentos sindical e sociais perdem Balbino Cosme Siqueira Neto
Ex-dirigente da CUT/MG, Sindifes e Fasubra, Cosme sempre foi lutador valoroso em defesa da Educação Pública, da Classe Trabalhadora e das causas sociais
Publicado: 05 Maio, 2020 - 15h03 | Última modificação: 05 Maio, 2020 - 15h35
Escrito por: CUT/MG
O movimento sindical perdeu um grande dirigente, lutador e militante. É com muita tristeza que informamos o falecimento do nosso companheiro Balbino Cosme Siqueira Neto, na segunda-feira, 4 de maio. Ex-diretor do Sindifes, da Fasubra e ex-secretário de Combate ao Racismo da CUT/MG, Cosme, técnico-administrativo em educação (TAE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estava internado desde a semana passada no Hospital das Clínicas e, infelizmente, seu estado de saúde se agravou. Desde 29 de maio do ano passado, ele se internou várias vezes para tratamento de saúde, cujo diagnóstico era de câncer nos rins.
Nascido em Barra do Cuité, distrito de Conselheiro Pena, no Vale do Rio Doce, ele era conhecido nacionalmente. Cosme sempre foi lutador valoroso em defesa da Educação Pública, da Classe Trabalhadora e das causas sociais. Ele trabalhava no Hospital das Clínicas.
O tratamento do companheiro foi longo e requereu muitos cuidados. Devido à sua doença, o companheiro Cosme passou por cirurgias e vários outros tratamentos. Além dos gastos extras por conta do estado de saúde, a sua esposa, Maria Nubia Barros Pereira de Siqueira, precisou sair do emprego para acompanhá-lo diuturnamente no hospital.
Toda nossa solidariedade aos familiares.
Balbino Cosme Siqueira Neto, presente. Sua alegria, suas lutas e sua amizade ficarão eternizadas na nossa memória.