Petroleiras e petroleiros de Minas Gerais se mobilizam contra a venda da Regap
Requerimento do deputado federal Rogério Correia solicita realização de audiência pública no Congresso Nacional
Publicado: 24 Junho, 2022 - 16h29 | Última modificação: 24 Junho, 2022 - 16h37
Escrito por: Sindipetro/MG | Editado por: Rogério Hilário
O Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (Sindipetro/MG) acompanha em alerta as notícias que sinalizam a possibilidade do processo de venda da Refinaria Gabriel Passos (Regap) estar em estágio avançado, com oferta a ser encaminhada e aprovada pelo Conselho de Administração nos próximos meses. A categoria petroleira tem realizado atos e ações contra a privatização da Petrobras e, em Minas, reuniões setorizadas mostraram que a categoria está disposta a lutar contra o desmonte da Petrobrás e, principalmente, pela garantia de condições de trabalho dignas de trabalho na Regap.
Diante da iminência de venda da Regap e dos riscos para a garantia dos empregos e direitos da categoria mineira, o Sindicato está formulando uma pauta de reivindicações local que será em breve discutida com os trabalhadores e apresentada à gerência da Regap. “A gerência local segue com o discurso de que não sabe de nada, enquanto a direção bolsonarista da Petrobrás acelera a privatização da empresa de forma obscura, por debaixo dos panos e a preço de banana”, afirma Alexandre Finamori, coordenador geral do Sindipetro/MG.
Desde que a refinaria foi colocada no plano de desinvestimento do governo federal, o Sindipetro/MG tem tomado todas as medidas para barrar a venda da Regap e organizado a luta de resistência da categoria. Para além da luta pela garantia dos direitos e condições de trabalho da categoria, o Sindicato intensificou a denúncia sobre os impactos da saída da Petrobrás de Minas para a sociedade mineira, que terá que arcar com mais aumentos nos preços dos combustíveis após a privatização, como ocorreu na Bahia. Dentro da Campanha Petrobras Fica em Minas (www.petrobrasficamg.com.br), peças publicitárias estão sendo divulgadas na mídia, com inserções em rádios, outdoor e jornais.
No âmbito das articulações políticas para questionar a venda da Regap, em breve, deverá acontecer uma audiência pública por solicitação do deputado federal Rogério Correia (PT/MG). Após reunião com diretores do Sindipetro/MG, ele protocolou requerimento que solicita à Câmara dos Deputados a realização de Audiência Pública na Comissão de Legislação Participativa para discutir a ameaça de privatização da Regap. O deputado também solicitou explicações quanto à presença ostensiva do Exército Brasileiro no interior da refinaria, nos dias 7 e 8 de junho.