MENU

Petroleiras e petroleiros seguem aprovando greve em Minas Gerais

Publicado: 05 Julho, 2022 - 16h41

Escrito por: Sindipetro/MG | Editado por: Rogério Hilário

notice

 

A categoria petroleira em Minas Gerais tem realizado assembleias nos últimos dias e aprovado o indicativo do  Sindicato dos Petroleiros (@sindipetromg) de estado de greve contra a venda da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Os trabalhadores da Regap, Usinas Termelétricas de Ibirité e Juiz de Fora, e da Usina de Biodiesel de Montes Claros também rejeitaram, por unanimidade, a primeira contraproposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) apresentada pela Petrobrás, que representa um ataque aos direitos das trabalhadoras e trabalhadores da ativa e da categoria aposentada.

A categoria petroleira também tem dado seu recado a esse governo entreguista: por unanimidade, trabalhadores tem aprovado uma greve nacional se Bolsonaro ousar privatizar a Petrobrás.

As petroleiras e petroleiros de Minas e do Brasil seguirão resistindo contra o desmonte da nossa soberania!

Rejeição em Montes Claros

A categoria petroleira da Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro, unidade da Petrobrás Biocombustível (PBio) em Montes Claros, esteve reunida na manhã desta terça-feira , 5 de julho, para rejeitar por unanimidade a contraproposta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Petrobrás. Os trabalhadores também aprovaram, por ampla maioria, uma greve caso um Projeto de Privatização da Petrobrás seja colocado no Congresso Nacional.

Os petroleiros e as petroleiras de Montes Claros têm sido um exemplo de luta pela garantia de direitos e na luta contra a privatização do Sistema Petrobrás. Ainda em 2021, a categoria local realizou uma greve histórica em defesa dos seus empregos e contra a venda da Petrobrás Biocombustível. A rejeição unânime da contraproposta de ACT da Petrobrás é mais um marco na luta desses trabalhadores. Assim como a aprovação, por ampla maioria, de greve no caso de um Projeto de Privatização da Petrobrás ser colocado no Congresso Nacional, demonstra o compromisso desses petroleiros com a luta por uma Petrobrás forte, estatal e comprometida com o povo brasileiro.

Além de Montes Claros, as assembleias já foram concluídas com os petroleiros da Usina Termelétrica de Juiz de Fora (UTE-Juiz de Fora) e com os aposentados, locais em que a contraproposta da Petrobrás também foi rejeitada por unanimidade. Com a conclusão da assembleia na Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro (PBio), restam apenas mais quatro assembleias a serem realizadas em Minas Gerais. Duas são com os petroleiros e as petroleiras da Refinaria Gabriel Passos (Regap) e outras duas com a categoria petroleira da Usina Termelétrica de Ibirité (UTE-Ibirité), conforme calendário abaixo.

Refinaria Gabriel Passos (Regap)

06/07 – Quarta-feira | 7h | B4

08/07 – Sexta-feira | 7h | C3 + HA

Usina Termelétrica de Ibirité (UTE-Ibirité)

06/07 – Quarta-feira | 7h | G3

08/07 – Sexta-feira | 7h | G4 + HA

@sindipetromg

#PetrobrásFicaEmMinas #ForaBolsonaro