Podcast #FalaCUTMinas tem lançamento no Spotify
Nova ferramenta de comunicação da Central vai debater, na estreia, a greve de metroviárias e metroviários e as consequências das privatizações para o povo brasileiro
Publicado: 13 Janeiro, 2022 - 11h56 | Última modificação: 13 Janeiro, 2022 - 15h14
Escrito por: Rogério Hilário | Editado por: Rogério Hilário
O podcast #FalaCUTMinas estreia às 19 horas desta quinta-feira, 13 de janeiro de 2022, com exibição no Spotify. É o lançamento da mais nova ferramenta de comunicação da Central Única dos Trabalhadores no Estado, que servirá para dialogar com a população mineira sobre as pautas da classe trabalhadora e temas de interesse de todo o povo brasileiro. O podcast #FalaCUTMinas irá tratar dos assuntos de forma leve e descontraída, mas com informação de muita qualidade.
Na primeira edição, o presidente da CUT/MG, Jairo Nogueira Filho, e o presidente do Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos (Sindimetro/MG), debatem a greve do metrô de Belo Horizonte, iniciada no dia 23 de dezembro e que durou 16 dias.
Eles esclarecem os motivos da paralisação e mostram as consequências da privatização das empresas públicas para o povo mineiro, uma pauta do governador Romeu Zema, em consonância com o projeto de desmonte do Estado e dilapidação do patrimônio de brasileiras e brasileiros e da soberania nacional.
Durante o debate, Jairo e Romeu demonstram que é possível ampliar as linhas do metrô, um serviço essencial para a mobilidade da população, uma reivindicação da população da capital e da Região Metropolitana, sem que a Superintendência de Trens Urbanos (STU/MG) seja transferida para a iniciativa privada. Ou seja, ampliação sem privatização é muito melhor para o governo do Estado e para os usuários.
A CUT/MG já programa a produção de outros podcasts com pautas de trabalhadoras e trabalhadores do serviço público e das empresas públicas, em luta contra as ameaças do processo de privatização e a Reforma Administrativa, bem como de categorias que vêm sofrendo ataques contínuos a direitos e conquistas, intensificados pela Reforma Trabalhista e medidas do governo de Jair Bolsonaro.
Contaremos com a participação de convidados e de representantes dos nossos Sindicatos para debater sobre nossas lutas, para contribuir para que o povo mineiro tenha uma ferramenta de comunicação de representantes da classe trabalhadora sobre temas locais e nacionais do interesse de todas e todos, sendo mais uma alternativa às informações veiculadas pela mídia tradicional.
Anote aí na sua agenda e acompanhe nosso podcast pelo Spotify!