Prefeitura de Ribeirão das Neves descumpre a Lei e atrasa pagamento dos servidores
Atrasos ou pagamento escalonado de salários têm sido recorrentes na cidade desde o início do ano
Publicado: 07 Julho, 2015 - 15h52
Escrito por: Sind-UTE/MG
Indignados! É assim que os trabalhadores e trabalhadoras em educação da rede municipal de Ribeirão das Neves e os demais servidores estão se sentido nesta terça-feira (7), após perceberem que o pagamento de seus salários não foi feito na data de hoje, quinto dia útil do mês, conforme está previsto na legislação municipal.
A prática de atrasos ou o pagamento de maneira escalonada dos salários dos servidores em Ribeirão das Neves tem sido recorrente pela prefeitura e, desde o início do ano, os educadores têm feito mobilizações e paralisações no 5º dia útil de cada mês como forma de pressionar o executivo municipal a cumprir a lei.
“Estamos indignados com essa decisão da prefeitura. Realizamos diversas mobilizações com a categoria esse ano, fizemos greve de uma semana e, por intermédio do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), conseguimos fechar um acordo com a prefeita Daniela Corrêa, no dia 26 de junho último, o que possibilitou o retorno às aulas no dia 29 de junho. Estamos buscando explicações junto ao executivo municipal, mas, ainda não temos resposta para essa situação”, afirma a diretora do Sind-UTE/MG, Denise Romano, que acompanhou as negociações no município.
Quando do fechamento do acordo, o Sind-UTE/MG avaliou a proposta como sendo um primeiro passo para a implantação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), uma vez que houve avanço no atendimento às reivindicações. Desde então, a categoria permanece unida e, junto com o Sindicato, acompanham o cumprimento do que ficou firmado. O não pagamento dos salários nesta terça-feira foi recebido com surpresa e indignação por todos.
A rede municipal de Ribeirão das Neves conta com cerca de 2 mil educadores, e com essa decisão arbitrária da prefeitura, a categoria já fala em retomar as mobilizações.