Presidente da CUT Minas desmente fake news sobre o retorno do Imposto Sindical

Jairo Nogueira revela que centrais e governo estudam a criação de taxa negocial e que trabalhadoras e trabalhadores vão decidir em assembleia se aprovam a contribuição

Publicado: 24 Agosto, 2023 - 17h17 | Última modificação: 24 Agosto, 2023 - 17h27

Escrito por: Rogério Hilário | Editado por: Rogério Hilário

Nadia Nicolau

O presidente da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), Jairo Nogueira Filho, desmentiu, nesta quinta-feira, 24 de agosto, as fake news que vêm sendo divulgadas pela mídia de que a proposta estudada pelas centrais e o governo federal seja para o retorno do Imposto Sindical. Alguns veículos de comunicação, propositalmente, mesmo sem conhecer o que vem sendo negociado, asseguram que a forma de financiamento das atividades das entidades sindicais significará desconto na remuneração de trabalhadoras e trabalhadores de um valor três vezes maior do que a contribuição extinta em 2017 com a reforma trabalhista do governo de Michel Temer.

”É preciso esclarecer e mostrar que é falsa uma informação colocada pela grande imprensa, que está veiculando e divulgando pelas redes sociais que o governo federal está negociando a volta do Imposto Sindical. Primeiro isso é uma grande mentira. Segundo, nós da CUT Minas e da CUT Nacional somos contrários ao Imposto Sindical. O que está sendo debatido a nível nacional é uma taxa negocial dos acordos coletivos que os trabalhadores vão fazer a partir de agora”, disse Jairo Nogueira.

Segundo o presidente da CUT/MG, este modelo já existe em várias categorias. “Metalúrgicos e bancários já têm isso há mais 30 anos nos seus acordos coletivos. O que está sendo discutido é como esta taxa negocial pode abranger a todos os trabalhadores, de uma forma democrática, em uma assembleia, onde vão deliberar qual o valor da taxa, se vai ter taxa ou não. Tudo isso na assembleia, deliberando trabalhadoras e trabalhadores sobre isso. Do que foi conquistado no acordo coletivo, do que foi vinculado ao seu dia a dia no trabalho. Esta taxa negocial será discutida na assembleia.”

“Então é uma mentira publicar que Imposto Sindical está de volta e que o valor é três vezes maior do que a antiga contribuição. Para ter uma ideia, a média salarial de trabalhadoras e trabalhadores brasileiros está em torno de R$ 2 mil. Se for aprovada em assembleia a cobrança de 1% de taxa negocial, o trabalhador vai pagar R$ 20 para que seu sindicato siga fazendo a luta necessária para resgatar e recuperar o que nós perdemos depois da reforma trabalhista do governo Temer.”

Clique aqui e assista o vídeo