Seminário apoiado pela CUT Minas debate a tentativa de privatizar Cemig e Copasa
Primeiro evento é debate sobre a venda de estatais no Sindicato dos Jornalistas, nesta quinta-feira (24/7)
Publicado: 23 Julho, 2025 - 15h53 | Última modificação: 23 Julho, 2025 - 16h01
Escrito por: Fernando Dutra | Editado por: Maria Beatriz de Castro

A tentativa do governador Zema de vender empresas estratégicas ao povo mineiro, como a Cemig e a Copasa, será tema de pauta do Seminário Popular Contra a Privatização, promovido por entidades sindicais e apoiado pela CUT Minas, dentro da campanha popular “Água e energia são do povo”. O debate acontecerá no Sindicato dos Jornalistas, em Belo Horizonte, na quinta-feira, 24 de julho, das 18h às 20h. A entrada é gratuita.
O seminário busca debater os reais interesses que levam o Governo de Minas a abrir mão de empresas públicas e estatais essenciais ao povo mineiro, como a Cemig, Copasa, Empresa Mineira de Comunicação (EMC) e outras. Este é o primeiro evento da campanha popular “Água e energia são do povo”, contra as privatizações.
Haverá uma palestra com o tema: O que está por trás da venda da Cemig, Copasa, EMC e demais estatais? Estado mínimo, perda de direitos básicos, transição energética e justiça social.
Será debatida uma série de temas de interesse social que estão sendo deixados de lado para facilitar a venda das empresas. A quem interessa realmente a venda das estatais? Vamos falar de estado mínimo, perda de direitos básicos, transição energética e justiça social.
É de conhecimento público que a Cemig e a Copasa são empresas lucrativas, que rendem bilhões, investidos na infraestrutura do Estado para gerar desenvolvimento econômico e social para milhões de mineiros, garantindo ainda água de qualidade e energia para todos.
Por isso, é essencial a participação popular no debate e em todas as iniciativas de proteção do patrimônio de todos os mineiros.
No debate, o eletricitário Victor Costa, diretor da Associação dos Empregados de Furnas (Asef) e do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Energia do Rio de Janeiro e Região (Sintergia/RJ), abordará a atuação na luta contra a privatização da Eletrobras e pela reestatização nas frentes jurídicas, de comunicação e política. O economista Carlos Machado, técnico do DIEESE, vai falar sobre reestatizações, abordando as experiências malsucedidas de privatização. Ainda, haverá a participação da jornalista Lina Rocha, servidora da Empresa Mineira de Comunicação (EMC) – Rádio Inconfidência, e presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais.
Participe da Campanha
As próximas ações, previstas para a semana que vem, incluem atividades educativas e culturais, abertas à participação de toda a população. O último evento será um grande Seminário Popular, para defender o patrimônio público e garantir serviços de água e energia de qualidade para todos.
A iniciativa é dos sindicatos: Sindieletro - Sindicato dos Trabalhadores da Cemig (@sindieletro), Sindágua – Sindicato dos Trabalhadores da Copasa (@sindagua.mg), e Senge – Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (@sengemg), apoiada por entidades como a CUT-MG, Frente Mineira em Defesa do Serviço Público, com mais de 30 sindicatos, Associação dos Eletricitários Aposentados de MG, entre outros.
A agenda de eventos será divulgada ao longo das semanas. Para se informar, acesse os canais oficiais das entidades organizadoras e acompanhe as redes sociais. A luta por serviços públicos de qualidade e por um futuro justo para Minas Gerais está forte e unida!
Serviço: Seminário Popular Contra a Privatização da Cemig e da Copasa
Data: 24/7, quinta-feira
Horário: das 18h às 20h
Local: Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais - Avenida Álvares Cabral, 400 – Centro – Belo Horizonte.