Servidoras e servidores municipais de Belo Horizonte suspendem a greve
Categorias representadas pelo Sindibel aceitam, temporariamente, a reposição das perdas de 5,93%, em parcela única, a partir de junho. Negociações serão retomadas em outubro
Publicado: 24 Março, 2023 - 14h11 | Última modificação: 28 Março, 2023 - 15h05
Escrito por: Rogério Hilário | Editado por: Rogério Hilário
Trabalhadoras e trabalhadores da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), de categorias representadas pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos (Sindibel), aprovaram a suspensão da greve, deflagrada na última terça-feira (21), em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira, 24 de março, na Praça da Estação, na Região Central da capital mineira. O retorno às atividades depende das escalas de plantão das diversas categorias, podendo acontecer no final de semana ou na segunda-feira (27).
Servidoras e servidores decidiram aceitar, temporariamente, a proposta de reajuste de 5,93% de reposição de perdas, em parcela única, a partir de junho e o aumento do vale-refeição para R$ 35. Mas as negociações serão retomadas em outubro. “Aceitamos a proposta atual, mas teremos a continuidade das negociações de 2023 em outubro, quando também serão antecipadas as negociações de 2024, um compromisso assumido pela prefeitura”, disse o presidente do Sindibel, Israel Arimar.
Segundo ele, a direção da entidade e as categorias avaliaram que é possível negociar um índice melhor em outubro quando, acreditam, a situação econômica estará mais favorável. “Forçar as negociações agora poderia ser até prejudicial, na atual conjuntura econômica.”
Os pontos da proposta aceita na assembleia foram:
- Reajuste salarial de vencimentos, abonos, adicionais e gratificações no percentual de 5,93% a partir de junho/2023;
- Aumento do valor do vale refeição para R$ 35,00 e retirada do desconto do servidor;
- Retomada em outubro da negociação salarial de 2023 de modo a discussão da recomposição inflacionária dentro da capacidade econômica da PBH;
- Retomada em outubro da negociação salarial de 2023 de modo a discussão das pautas específicas de cada categoria;
- Antecipação para outubro de 2023 da negociação salarial do ano de 2024, antes do período eleitoral;
- Licença paternidade de 5 para 20 dias para celetista e contrato administrativo;
- Vale refeição adicional para quem exerce plantão 12h;
- Em relação ao piso da enfermagem a PBH informa que a lei que trata do piso se encontra suspensa pelo STF que tão logo haja uma definição sobre os pontos omissos da legislação a PBH irá se reunir com sindicato para definição de como implementá-la.