Sindibel Pesquisas: Covid-19 entre trabalhadoras e trabalhadores da saúde
Objetivo é identificar situações nas condições de trabalho ou na organização dos serviços que necessitam de intervenções para proteger a todos
Publicado: 12 Junho, 2020 - 15h58 | Última modificação: 12 Junho, 2020 - 16h12
Escrito por: Sindibel
O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Belo Horizonte (Sindibel) convida trabalhadoras e trabalhadores da saúde que testaram positivo para a Covid-19 (sintomáticos e assintomáticos) a preencherem um rápido formulário em nosso site para que o Sindicato possa elaborar um estudo sobre como está a situação de contaminação do novo coronavírus com a categoria.
O objetivo é identificar situações nas condições de trabalho ou na organização dos serviços que necessitam de intervenções para proteger a todos. Os dados coletados são sigilosos e não haverá divulgação de resultados individuais. O preenchimento desse formulário é importante, tendo em vista que o número de casos confirmados de Covid-19 entre trabalhadores do SUS-BH teve um amento expressivo: segundo levantamento do Sindibel, 50 colegas apresentaram sintomas e testaram positivo para o novo coronavírus, sendo que 38 desses casos ocorreram nos últimos 30 dias.
Até o momento, três colegas precisaram de internação hospitalar, sendo dois no CTI. Além disso, a pesquisa realizada pela SMSA com realização dos testes rápidos mostrou que 5% dos trabalhadores dos Centros de Saúde já tiveram contato com o vírus, mesmo alguns deles não apresentando sintomas.
Desde início da pandemia no Brasil, o Sindibel cobra medidas para maior proteção aos trabalhadores por parte da PBH. O Sindicato também tem apoiado colegas que testaram positivo e contratou assessoria especializada em Saúde do Trabalhador para qualificar seu trabalho
Por isso, pedimos união e apoio de todas e de todos nessa batalha. Nossa Luta no SUS-BH é por #NenhumaVidaaMenos!
O Sindibel está empenhando todos os seus esforços para garantir a proteção e a saúde dos trabalhadores do SUS-BH e da PBH. Por isso, além das ações já realizadas, como a luta pelos EPIs, por afastamento de pessoas de grupos de risco, pela ampliação da testagem e por um plano de ações quando um colega tem diagnóstico confirmado, estamos fazendo a sistematização de casos para identificar problemas nas condições de trabalho ou na organização dos serviços para melhor proteger a todos. Pedimos participação e apoio de todos nessa batalha.
Nossa Luta no SUS-BH é por #NenhumaVidaaMenos!
Sua contribuição será de grande importância: se você testou positivo para a doença, responda o questionário abaixo.
IMPORTANTE:
1) A identificação pessoal não é obrigatória.
2) Os dados coletados são sigilosos e não haverá divulgação de resultados individuais;
3) As respostas a cada pergunta são opcionais.
Para mais informações, entre em contato por e-mail: covid19bh@sindibel.com.br