Sindicato dos Bancários parabeniza novas presidentas da CAIXA e do Banco do Brasil
Além da importância da representatividade de duas mulheres, ambas funcionárias de carreira, isto significa uma mudança drástica em relação à política de desmonte e desrespeito adotada no último governo
Publicado: 04 Janeiro, 2023 - 11h06
Escrito por: Sindicato dos Bancários de BH e Região | Editado por: Rogério Hilário
Em uma importante vitória para bancárias e bancários, o Governo Lula anunciou Rita Serrano e Tarciana Medeiros para as presidências da CAIXA e do Banco do Brasil. Além da importância da representatividade de duas mulheres nos cargos máximos destes bancos, ambas funcionárias de carreira, isto significa uma mudança drástica em relação à política de desmonte e desrespeito adotada no último governo.
Rita Serrano, que será a nova presidenta da CAIXA, tem longa trajetória no movimento sindical e social, tendo presidido o Sindicato dos Bancários do ABC entre 2006 e 2012. Coordena, desde 2015, o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas e lançou a campanha “Se é Público é para todos”. Até 2022, atuou como representante dos empregados no Conselho de Administração da CAIXA, após ser eleita por duas vezes.
Tarciana Medeiros é paraibana, nascida em Campina Grande, e será a primeira mulher a presidir o Banco do Brasil em seus mais de 200 anos de história. Foi professora e iniciou sua carreira no BB há 23 anos, passando por diversos cargos. Antes da posse, atuava no cargo de gerente executiva, responsável pela execução das estratégias de relacionamento com os clientes.
“É uma vitória gigantesca para as trabalhadoras e os trabalhadores dos bancos públicos. Vivemos os últimos anos com ameaças de privatização, desmonte, além das graves denúncias de assédio sexual por parte do ex-presidente da CAIXA. Parabenizo Rita Serrano e Tarciana Medeiros e desejo muito sucesso nesta caminhada de reconstrução. Queremos bancos públicos fortes, que respeitam a categoria bancária e sempre a serviço do povo”, destacou Ramon Peres, presidente do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região.