MENU

Sindifes doa simulador de intubação para Faculdade de Medicina da UFMG

Equipamento será utilizado por 320 alunos/ano e capacitará profissionais da saúde que atuam em instituições parceiras 

Publicado: 15 Junho, 2020 - 18h11

Escrito por: Sindifes

notice

O Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes) doou um simulador de intubação para a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) nesta segunda-feira, dia 15 de junho. O boneco será utilizado por 320 alunos (ano) na Faculdade e também será disponibilizado para a capacitação de profissionais da saúde que atuam instituições parceiras.

A entrega foi feita pela coordenadora geral do Sindifes, Cristina del Papa, a professora Maria do Carmo Barros, coordenadora do Laboratório de Simulação. Segunda a coordenadora, a doação faz parte de um conjunto de ações de proteção e promoção a vida que o Sindicato já realiza e tem ampliado neste momento de pandemia.

A professora Maria do Carmo agradeceu a doação e explicou que “não tem como ensinar a intubação sem o manequim. O manequim oferece aspectos anatômicos semelhantes ao ser humano e desta forma propicia um ambiente realístico para a capacitação”. 

Segundo ela, a intubação pode ser necessária para pacientes grave de Covid-19 e apresenta riscos para profissionais e pacientes. “A técnica de intubação nos pacientes com Covid-19 é difícil, pois o paciente em geral está grave e é o momento em que ele pode evoluir para parada cardiorrespiratória. Além disso, é no momento de intubação traqueal que ocorre uma grande chance de contaminação dos profissionais de saúde presentes na cena e de contaminação do ambiente”, finaliza.