Sindifes expressa indignação com condições de trabalho durante etapa de Stock Car

Publicado: 19 Agosto, 2024 - 11h39

Escrito por: Sindifes | Editado por: Rogério Hilário

Fernando Michel/Hoje em Dia

O Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes) vem expressar sua indignação pela não liberação dos técnico-administrativos em Educação, assim como sua preocupação com as condições de trabalho no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) nesta sexta-feira, dia 16 de agosto, devido às intervenções para a realização da Stock Car na Pampulha em Belo Horizonte.

Informamos que, na reunião do Conselho Universitário realizada em 13 de agosto, expressamos nossa insatisfação com a não liberação dos trabalhadores para o dia 16. Além disso, lamentamos que a atenção tenha se concentrado somente nos efeitos sobre os animais, desconsiderando os impactos significativos sobre as pessoas.

A Categoria reconhece a importância do calendário letivo, mas era essencial considerar os efeitos adversos da Stock Car sobre a comunidade universitária e a região. A Stock Car gerou impactos negativos incluindo congestionamentos, desvios de rotas de transporte público e fechamento de vias, que dificultaram o acesso dos trabalhadores e impediram a frequência dos alunos às aulas.

Acreditamos que os transtornos causados pelo evento comprometeram a realização das atividades laborais e a manutenção das atividades no Campus Pampulha. Realizamos uma volta pelo Campus e comprovamos que muitas unidades estão fechadas e o número de docentes e alunos presente foi significativamente reduzido, evidenciando que a continuidade das atividades no dia de hoje não foi viável. Comprovamos também que a grande maioria de pessoas que estiveram no Campus Pampulha, pela obrigatoriedade, foram os Técnico-Administrativos em Educação.

Esperamos que, em futuras edições deste evento ou de outros, sejam adotadas medidas para garantir a segurança e o bem-estar dos trabalhadores e não somente dos animais.