Escrito por: Rogério Hilário, com informações do Sindimetro/MG

Sindimetro/MG denuncia no TRT-MG descumprimento de liminar pela CBTU

Entidade peticiona ao desembargador que empresa está fazendo 84% das viagens, impondo um índice de circulação do Metrô de Belo Horizonte acima do determinado Tribunal

Sindimetro/MG

O Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro/MG) peticionou junto ao desembargador César Pereira da Silva Machado Júnior, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MG), o descumprimento da liminar por parte da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) pelo excesso de viagens (162 atualmente - 117 no contexto dos 60%). A liminar determina o pagamento de R$ 35 mil diários pelo descumprimento da liminar.

“O Sindimetro/MG peticionou, dentro do prazo estabelecido pela Justiça, uma defesa da escala apresentada pela entidade. Denunciamos que a empresa está descumprindo a liminar, não está respeitando a escala de 60% durante todo o período de circulação do Metrô. A CBTU está fazendo 84% das viagens, impondo um índice de circulação de trens acima do determinado pelo desembargador. E ainda estendeu o horário de funcionamento, algo que não podia fazer, descumprindo totalmente a liminar, para atender à Virada Cultura. Sofremos um ataque atrás do outro”, disse Alda Lúcia Fernandes dos Santos, diretora do Sindicato.

Na próxima segunda-feira, 12 de setembro, às 9 horas, terá a audiência com o desembargador sobre a resolução 206, por petição do Sindimetro/MG devido às transferências de funcionários.

A assembleia, realizada na última quinta-feira, 1º de setembro, decidiu também pela possibilidade de deliberação de greve em maior proporção, se publicado edital do leilão do CTBU com irregularidades. Mas por enquanto, a categoria decidiu por manter a greve no formato atual.

Leia também:

CBTU rejeita propostas para escala mínima e Sindimetro/MG pode acionar Justiça