MENU

Sindipetro/MG alerta para recorrência de acidentes na Regap

Esta sequência preocupante de ocorrências envolvendo a segurança de trabalhadores levanta um alerta sério para toda a categoria

Publicado: 12 Abril, 2024 - 15h40

Escrito por: Sindipetro/MG | Editado por: Rogério Hilário

Google Earth
notice

Em menos de uma semana, o Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (Sindipetro/MG) foi informado sobre dois acidentes ocorridos na Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Esta sequência preocupante de ocorrências envolvendo a segurança de trabalhadores levanta um alerta sério para toda a categoria. Principalmente, se for considerada a série de acidentes, nos últimos meses, especialmente durante as Paradas de Manutenção. 

Diante desse panorama alarmante, o Sindicato prontamente solicitou à gerência local a realização imediata da reunião do Comitê Local de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS), com o objetivo de cobrar um plano de ação efetivo para a redução do risco de acidentes. É importante ressaltar que, antes mesmo dos últimos eventos, a pauta enviada previamente pelo Sindipetro/MG para a empresa já incluía cobrança sobre o elevado número de acidentes na refinaria e medidas de melhoria das condições de trabalho, como alimentação e transporte. 

Transporte de turno

O Sindipetro/MG também solicitou, por ofícios, a realização de reunião específica para abordar o tema do transporte de turno, ressaltando sua urgência diante da significativa insatisfação manifestada pela categoria. 

Reconhecendo a importância desses temas para o bem-estar da categoria, especialmente após a implementação das jornadas de trabalho de 12 horas, é urgente a discussão de várias pautas. Dentre elas, destacam-se: o tratamento diferenciado no transporte para coberturas/apoios; melhoria das rotas/itinerários, com acréscimo de linhas, conforme estudo prometido e prazos bem definidos; solução para melhoria nos transportes de Igarapé e Nova Lima; necessidade de restrição ao estacionamento ao lado da Rodoviária do CIC (durante período de manobras com a chegada/saída do turno); liberação de ponto eletrônico da CIC para todos os trabalhadores; diferenciações na baldeação de ônibus na CIC; disponibilidade de transporte para casos de trocas; problemas relacionados à gestão pelo Compartilhado.