Sinttrurb lidera greve de 10h e garante pagamento do ticket em Uberlândia
Motoristas e demais funcionários das empresas Autotrans e São Miguel paralisaram as atividades por falta de pagamento do vale-alimentação, que deveria ter sido pago no dia 10
Publicado: 14 Janeiro, 2026 - 11h42 | Última modificação: 15 Janeiro, 2026 - 10h08
Escrito por: G1 Triângulo
Após mais de 10 horas de paralisação, motoristas e trabalhadores do transporte coletivo de Uberlândia retornaram às atividades na tarde desta terça-feira (13). Os funcionários das empresas São Miguel e Autotrans interromperam as atividades devido ao não pagamento do vale-alimentação que deveria ocorrer no dia 10.
Às 15h, foi divulgado pela assessoria de comunicação responsável pelas empresas do transporte coletivo de Uberlândia que o vale-alimentação foi pago e a operação normalizada.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo de Uberlândia (Sinttrurb), Márcio Dúlio, também confirmou o pagamento e convocou os trabalhadores a retornarem ao trabalho.
"A diretoria da Sinttrurb informa aos trabalhadores das empresas São Miguel e Autotrans que o crédito do vale-alimentação já foi disponibilizado. Diante da situação, convocamos os trabalhadores escalados para a parte da tarde/noite a retornarem ao trabalho. A diretoria da Sinttrurb parabeniza os trabalhadores pela unidade e demonstração de força", disse.
Atrasos recorrentes
Segundo Márcio Dúlio, os atrasos no pagamento do vale-alimentação têm se tornado recorrentes, uma vez que, em setembro e outubro de 2025, situações semelhantes ocorreram.
"Os trabalhadores só decidiram cruzar os braços hoje de manhã, após as empresas, ontem, soltarem um comunicado dizendo que não pagariam o vale-alimentação e que não havia previsão de pagamento. Infelizmente, não restou alternativa", comentou o sindicalista.
O valor do vale-alimentação é de R$ 1.048 para motoristas e R$ 524 para os demais trabalhadores. Ainda segundo o Sinttrurb, a informação repassada ao sindicato é de que o Município não estaria realizando os repasses de forma regular às concessionárias.
Pela manhã, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), informou que notificou as empresas concessionárias Autotrans e São Miguel para que regularizassem imediatamente o pagamento do vale-alimentação dos motoristas e adotassem as providências necessárias para o restabelecimento integral da frota prevista, assegurando a continuidade do transporte coletivo à população.
A Prefeitura acrescentou que as empresas têm 24 horas para comprovar a quitação dos débitos e a normalização do serviço, sob pena de sanções, como multas e processos administrativos. A Settran reforçou que as obrigações trabalhistas são de responsabilidade exclusiva das concessionárias e que não permitirá prejuízos aos usuários nem aos trabalhadores.
Segundo um balanço do tamanho da frota que circulou durante a paralisação, a Autotrans operou 50% dos veículos e a São Miguel, 40%.
