MENU

Todo apoio à greve de trabalhadoras e trabalhadores da Petrobras Biocombustíveis

A CUT/MG, o Sindipetro/MG e a FUP denunciam que estão entregando a Petrobras em pedaços. Venderam uma refinaria na Bahia e querem privatizar a produção de biodiesel

Publicado: 19 Maio, 2021 - 17h44 | Última modificação: 20 Maio, 2021 - 17h45

Escrito por: CUT/MG

notice

A Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG) se solidariza com trabalhadoras e trabalhadores da Usina Darcy Ribeiro, localizada em Montes Claros, que iniciam nesta quinta-feira, 20 de maio de 2021, paralisação em defesa dos empregos e contra a privatização da Petrobras Biocombustíveis (PBio).

Com poucos mais de 10 anos de existência a Usina Darcy Ribeiro é sinônimo de desenvolvimento tecnológico e sustentável no Norte de Minas e, juntamente com as usinas de Candeias-BA e Quixadá-CE, está sendo entregue à iniciativa privada pela gestão privatista da empresa, o que dá início ao processo de privatização total da Petrobras, proposta do governo de Jair Bolsonaro.

A CUT/MG, o Sindipetro/MG e a FUP denunciam que estão entregando a Petrobras em pedaços. Venderam uma refinaria na Bahia e querem privatizar a produção de biodiesel. É um processo ideológico, que começou, estrategicamente, no Nordeste. A produção de biodiesel serve para fomentar a agricultura familiar, por exemplo.

Além de diminuir a presença da Petrobras no mercado de energias renováveis a venda da PBio põe em risco centenas de empregos de petroleiras e petroleiros concursados e que nos últimos anos acumularam experiência e pesquisa na produção de biodiesel.

A Central e toda sua base reafirmam sua luta contra as privatizações, em defesa de empregos, dos direitos e conquistas de trabalhadoras e trabalhadores, da soberania nacional e do patrimônio do povo brasileiro.

Petrobras fica em Minas!

PBio fica em Montes Claros!

Defender a Petrobras é defender o Brasil!

Fora Bolsonaro!