Vitória histórica do magistério municipal de Juiz de Fora
Educadoras e educadores aprovam acordo que garante índice de 33,24% a todas e todos. Conquista representar a concretização da retirada do artigo 9º, revogado pela prefeita Margarida Salomão (PT)
Publicado: 29 Abril, 2022 - 15h01
Escrito por: Sinpro-JF, com informações da vereadora Cida Oliveira (PT) | Editado por: Rogério Hilário
O magistério municipal de Juiz de Fora, representado, organizado e coordenado pelo Sindicato dos Professores (Sinpro-JF), reunido em assembleia na tarde de quinta-feira, 28 de abril, aprovou o acordo que garante a aplicação do índice de 33,24%, referente ao Piso Nacional para educadoras e educadores (professores, coordenadores e secretários), ativos e aposentados, efetivos e contratados, com retroatividade.
A vitória é histórica por representar a concretização da retirada do artigo 9º, revogado pela prefeita Margarida Salomão (PT) no ano passado. Há mais de uma década o magistério municipal luta pela aplicação linear do índice, defendendo o reajuste do vencimento inicial e a manutenção do Quadro de Carreira.
O acordo foi fechado a partir da seguinte proposta, construída pela categoria, de parcelamento do índice, com garantia de pagamento da retroatividade para todo o magistério:
- Aplicação do índice de 10,06% com retroatividade, de acordo com a proposta enviada pelo Executivo à Câmara Municipal;
- O escalonamento do pagamento da diferença entre o índice de 10,06% e o reajuste de 33,24%, sendo pagos 7% em setembro, 6,5% em outubro e 6,25% em novembro;
- Aplicação linear, para todo o magistério, sem retirada de direitos;
- O pagamento do restante da retroatividade no ano de 2023, conforme calendário acordado entre as partes.
Ousar lutar, ousar vencer.
A luta continua por outros pontos, como as férias dos contratados.