• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Vitória! Sindieletro ganha ação na Justiça sobre pagamento das horas intineres

O recebimento das horas de trajeto sempre foi uma grande luta do Sindieletro-MG, e, diante da recusa de algumas empresas de garantir o direito aos eletricitários, o Sindicato teve que recorrer à Justiça

Publicado: 05 Maio, 2020 - 15h53

Escrito por: Sindieletro-MG

notice

Em março de 2017, o Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria Energética de Minas Gerais (Sindieletro-MG) entrou com uma ação na Justiça do Trabalho cobrando da Aliança Energia o pagamento das horas intineres para os eletricitários trabalhadores da Usina de Aimorés, Região Leste do Estado.

O direito ao recebimento das horas de trajeto sempre foi uma grande luta do Sindieletro-MG, e, diante da recusa de algumas empresas de garantir o direito aos eletricitários, o Sindicato teve que recorrer à Justiça em várias situações. O Sindieletro-MG tem várias ações transitadas em julgado com ganho de causa, e outras ainda em andamento.

No fim de 2017, após o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, foi aprovada a Reforma Trabalhista, que desobrigou as empresas de pagarem esse adicional, uma grande perda para os trabalhadores. "Algumas usinas estão em locais de difícil acesso e o trabalhador é obrigado a passar horas em deslocamento, o que aumenta significativamente a sua jornada de trabalho”, relata Celso Marcos Primo, diretor da Secretaria de Acordos Coletivos do Sindieletro.

Celso Primo destaca que o pagamento dos valores devidos aos eletricitários já começou a ser feito nesta semana.  “Ter parte do prejuízo ressarcido é uma grande vitória para os eletricitários da Usina de Aimorés”, comemora.